domingo, 1 de agosto de 2010

VESTIBULAR, DEPRESSÃO E MERCADO DE TRABALHO

O Vestibular tornou-se na vida dos brasileiro mais uma etapa de seu ciclo de desenvolvimento (nascimento, infância, adolescência, vestibular, adulto, velhisse e morte), a maioria da população jovem já escuta falar em vestibular desde sua infância e dessa forma cria uma expectativa enorme em torno de uma prova que, sim, pode decidir seu futuro profissional, entretanto, uma prova que se repete todo o ano consecutivamente pelos séculos futuros. Amém!

Os jovens ingressam no mercado de trabalho cada vez mais 'jovens' e dessa maneira o vestibular se torna uma realidade cada vez mais cedo. Adolescentes são obrigados a decidir sobre seu futuro antes mesmo de começarem a pensar no assunto e muitas vezes decidem de acordo com as características financeiras deixando de lado suas habilidades e gosto.

Sim, o financeiro hoje em dia, na sociedade capitalista materialista em que vivemos é de bastante importância para sobrevivência e realização de nossos desejos. Mas também é o monstro que está constantemente presente na sociedade e responsável por frustrações e depressões visto que as pessoas trabalham não porque gostam do seu trabalho, mas pelo que irão ganhar fazendo o que fazem.

A sociedade se faz cheia de 'rapazes' e 'moças' potencialmente predispostos à depressão e frustração além de também ter um mercado de trabalho saturado em determinadas profissões "de momento". Sabe-se, de acordo com pesquisa, que apenas 3% da população do Brasil têm a graduação e os professores de ensino médio ainda teimam em dizer que o campo de trabalho está cheio. SIM, está cheio de pessoas sem as devidas formações e aqueles que estiverem mais bem preparados serão reconhecidos.

O sistema brasileiro de educação deve encontrar um meio que avalie realmente as habilidades especificas dos cidadão e os encaminhe as determinadas áreas de trabalho além do incentivo ao estudo e pesquisa quem ainda está precário.



OsParaibas e você, a gente se vê por aqui ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário