terça-feira, 17 de agosto de 2010

Por que arrepiamos?

O arrepio é a tática do nosso corpo para amenizar a sensação de frio. O ar é um dos melhores sistemas de isolamento térmico. Em baixas temperaturas, ocorre o arrepio. Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele, funcionando como isolante térmico. O mecanismo não faz tanto sentido hoje em dia como fazia para nossos ancestrais, que tinham pêlos em abundância. No homem moderno, a elevação da temperatura com o arrepiar dos pêlos é insignificante.
Entretanto, o arrepio toma novos significados de acordo com as ocasiões que podem acontecer, e dividimos em pontos alguns tipos de arrepios.


Arrepios de Prazer: Alguns pontos do corpo são mais sensíveis, os mais comuns entre eles são pescoço, nuca, couro cabeludo, seios, barriga, isso acontece porque quando criança sentimos cócegas nessas regiões (cócegas prazerosas, como prazer em rir), no seu cérebro é guardada informações de toda sua vida sejam elas boas ou ruins, o seu parceiro ao tocar essas regiões ocasiona uma sensação boa de prazer, e causa o arrepio.



Arrepios ao Ouvir: É a reação do cérebro a algo que remete a sua libido, ao ouvir uma musica ou uma frase que te fez passar por um bom momento na sua vida, essa informação vai ser guardada no cérebro como algo prazeroso, e isso ao ouvir futuramente desencadeia o arrepio.


Arrepios para se Defender
: Os animais se arrepiam como forma de aviso, que estão prontos para atacar, alguns usam o arrepio para ganhar volume e parecer maior ao seu predador outros se arrepiam expelindo espinhos, como forma de defesa.






Arrepios ao trancar o ‘Boga’: O ato, em si é resultado de movimentos involuntários que empurram o bolo fecal ( ou seja bolo de merda ) pelo tubo digestivo. Como os movimentos são involuntários, uma série de sintomas acontece, dentre os quais o arrepio, mas isso não é igual para todos. É mais freqüente nas mulheres, provavelmente por alguma estimulação de órgãos internos (sexuais, claro) ausentes nos homens. Não significa que se trata de prazer, mas de estímulos que mexem com a mesma rede de neurônios associados ao prazer sexual. Se você é homem e sente esse tipo de arrepio, provavelmente tem atração por homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário