sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Médicos e Advogados.

Nesse post eu vou falar sobre as profissões de maior tradição e que mais deslumbram o público, sempre sendo centro de enredos de filmes, novelas e também da vida real: medicina e advocacia.

Certamente esses dois ofícios são os mais desejados, tanto que se pode encontrar um estudante desses dois cursos em cada esquina, o que, mesmo com a saturação, ainda não tira a magia desses profissionais.

Porém, existem grandes diferenças nesses dois meios de vida.

Usemos duas situações hipotéticas: um paciente em situação terminal é levado ao médico mais competente da cidade e lá é deixado aos seus cuidados. A família do paciente é pobre, e o médico cobra bastante pelos seus serviços.

Agora, vamos imaginar uma situação bem parecida com um advogado: um jovem foi preso acusado de homicídio. Ele é réu confesso, possui testemunhas oculares do crime e ainda as provas da perícia apontam contra ele. É um caso terminal. A família do acusado contrata o advogado mais recomendado da região, e cobra muito mais do que a família pode pagar.

Nos dois casos, o dinheiro é pago com bastante sacrifício: a família vendeu geladeira, carro, tudo que tinha pra pagar o serviço. E nos dois casos, o médico e o advogado dizem:

-Eu vou fazer de tudo para resolver o caso!

Nisso o médico leva o paciente para a sala de cirurgia, passa horas e horas lá e volta com a bata toda ensanguentada, e diz:

-Eu tentei de tudo, mas não deu.
-Tá certo, eu sei que você fez tudo que pôde. Obrigado Doutor.

O advogado também faz de tudo para livrar o réu da acusação, usa todos os recursos possíveis, mas não adianta de nada. O acusado foi condenado à prisão.

-Eu tentei de tudo, mas não deu.
-Não deu o CARALHO! Advogado de merda! Vou te denunciar pra OAB seu FDP.

E isso que eu falo aqui não é nenhuma brincadeira! Tanto que, quando um advogado alcança a sua maior glória, que é libertar um acusado de vários crimes hediondos, ele é tido como ladrão, safado e tudo que há de ruim.

Enquanto os médicos, não importando o que aconteça, sempre são isentos de culpa, e quase nunca sofrem os efeitos de seus atos, e, com isso, não são ofendidos (a não ser que trabalhem no SUS, ai cês tão fudido!)

Bem, era isso. Se você quer ser feliz, tranquilo, e ter uma vida sem preocupações, seja esteticista, ou pior, seja filósofo.

Um comentário:

  1. puta que merda ein ¬¬' nem sabia que Médicos e Advogados eram profissões diferentes ¬¬'

    ResponderExcluir